CEDEP

HISTÓRIA DO CEDEP

O CEDEP foi criado em 1987 com o intuito de apoiar e fortalecer os movimentos populares na luta pela construção de moradias para os sem tetos.

Nesta época Florianópolis recebia levas de migrantes vindas do interior do estado, expulsas do campo pela política desenvolvimentista e de incremento da agroindústria dos grandes latifúndios, estas famílias de forma precária se instalaram nos morros e a margem da via expressa.

Além do problema de moradia, as crianças encontravam dificuldades de se adaptarem as escolas e os pais se depararam com a insegurança de deixar seus filhos ao saírem para o trabalho.

Desta necessidade surge o PROJETO OFICINAS DO SABER inicia em espaços precários com atividades de apoio escolar e recreação em quatro novas comunidades:

  • Novo Horizonte
  • Nova Esperança
  • Ilha Continente
  • Vila Aparecida

Surgiu o sonho da Oficina Única, de centralizar, aumentar e qualificar os atendimentos. Veio a luta pelo terreno e depois a construção do prédio.

IMG_6717

Em 2005 a sede foi inaugurada. Atualmente tem institucionalizado três projetos:

PROJETOS OFICINAS DO SABER – que atende 300 crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral.

O PROJETO FÊNIX – que atende 50 meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção e permanência destes na escola, por meio de esportes radicais.

PROJETO AVANÇAR – dá continuidade de atendimento aos adolescentes e jovens do projeto Oficinas do Saber e do projeto Fênix, inserindo-os no mercado de trabalho e contribuindo na elaboração do seu projeto de vida.

No total atende 210 famílias. No período noturno esta aberto à comunidade com o Programa de Educação para Adultos: EJA – ensino fundamental (em parceria com a secretaria de educação do município); CEJA – ensino médio (com a secretaria de educação do estado); SEBRAE – com cursos e aperfeiçoamento profissional.

Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N
Monte Cristo
Florianópolis – SC


  (48) 3244.7497 / (48) 8809.0490

  cedep-flops@uol.com.br

  www.facebook.com/cedep