Projeto Movimentar

Projeto Movimentar

É o projeto mais recente desenvolvido pelo CEDEP, surgiu a partir da construção do Ginásio de Esportes da instituição. O Movimentar se compromete com o atendimento de todas as idades com atividades físicas, eventos ou ações oferecidas por diferentes lideranças, profissionais e voluntários – desde que tragam em suas propostas a compreensão de que o esporte, o acesso ao lazer educativo e a atividade física como direito a saúde são práticas que vislumbram a transformação social.

O território em que o CEDEP está localizado carece de espaços destinados a atividade física, lazer e promoção de saúde. Atualmente, a região do Monte Cristo acolhe em torno de 40 mil pessoas, em 9 comunidades que vivem sob influência do narcotráfico e uma demanda latente de espaço propício e planejado para prática de atividade física. A demanda da comunidade foi acolhida pelo CEDEP e descrita em um rigoroso projeto aprovado pelo programa “Criança Esperança”. Foi a partir desse apoio que aconteceu a construção da primeira quadra poliesportiva coberta da região.

E foi também diante destes contextos e demandas que surgiu o Movimentar. Seu principal objetivo é garantir um acesso educativo, saudável e prazeroso às pessoas que tenham interesse em utilizar o ginásio de esportes para atividades físicas e esportivas. Além do projeto oferecer aulas de Futsal e Treinamento Funcional com um educador da instituição, mantém a equipe técnica do CEDEP acolhendo, orientando e direcionando novas propostas e atividades para acontecerem no espaço. Essas atividades são de diferentes áreas do esporte, envolvem profissionais, voluntários, pessoas e instituições da comunidade, e ainda mantém a agenda esportiva da comunidade plural em suas modalidades, horários e formas de atendimentos.

Além dos treinos de Futsal e práticas de Treinamento Funcional com horários de atendimento exclusivo às mulheres, o projeto já ofertou aulas Esgrima, Alongamento, Boxe, Zumba e Capoeira. E paralelo ao desenvolvimento das atividades físicas, a psicologia, serviço social e coordenação do projeto transformam as ações em uma prática de reflexão interdisciplinar, contribuindo com o desenvolvimento integral do ser e a possibilidade de realizar encontros de caráter formativo, orientações no âmbito da saúde, atendimentos sobre benefícios e encaminhamentos a rede socioassistencial.

O projeto Movimentar é um retrato da democratização do acesso a direitos. A partir dele surge a possibilidade das pessoas da comunidade criarem novas propostas de atendimento, desenvolverem atividades, eventos e esportes que sintam-se aptos a oferecer ou até mesmo levantarem demandas e sugerirem soluções dentro do universo do esporte, saúde e lazer. O Movimentar é sobre autonomia, emancipação e responsabilidade das pessoas moradoras da região com a própria comunidade. É sobre colocar em movimento os corpos e mentes das pessoas contempladas com as aulas oferecidas pelo projeto, mas também movimentar a comunidade em prol da gama infinita de possibilidades, horários e atividades possíveis dentro de um espaço educativo como o Ginásio de Esportes do CEDEP.

 

Futsal

O esporte nas categorias masculino e feminino adulto acontece com inscrição aberta para a comunidade e tem sua prática orientada por um profissional de Educação Física. Além dos jogos de futsal, as equipes trabalham jogadas, recebem orientações técnicas e praticam estratégias para campeonatos.

 

Funcional

O treinamento funcional atendeu durante o ano de 2019 mais de 100 pessoas. O horário de atendimento inicial que acolhia somente a modalidade feminina trouxe como demanda a criação de um espaço na grade de atendimento também para os homens. No treino funcional as atividades são pensadas na musculatura de forma ampliada e além de trabalharem força, desenvolvem equilíbrio muscular e estabilidade do core, o que protege a coluna e melhora a postura.

 

Formação Movimentar
Parceria com o Posto de Saúde

Outro parceiro do projeto Movimentar é a Unidade Básica de Saúde do Monte Cristo. Eles desenvolvem práticas de alongamento 3 vezes por semana no Ginásio de Esportes do CEDEP. Suas atividades visam garantia de acesso às atividades físicas orientadas e promoção de saúde ao público da região do Monte Cristo.

 

Box e Esgrima

Práticas como o Boxe e a Esgrima foram as primeiras modalidades que o projeto Movimentar ofereceu em parceria e articulação com a comunidade local. A partir da disponibilidade do espaço e interesse de voluntários o Movimentar pôde acontecer de forma ampliada, realizando o atendimento de mulheres, para a prática de boxe e de adolescentes, no aprendizado de esgrima.

 

Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N
Monte Cristo
Florianópolis – SC


  (48) 3244.7497

  comunicacao@cedep-floripa.org.br

  www.facebook.com/cedep