Multiletramentos

Se acreditarmos e discursamos que as pessoas têm múltiplas formas de se expressar – o que chamamos de múltiplas linguagens – porque não usá-las como formas de ensinar e de expressão de conhecimento do mundo?

Assim, o CEDEP elabora sua proposta pedagógica de 2017, enfatizando os Multiletramentos presentes na contemporaneidade com sua multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica. Acreditamos, pois que não há como ser um Educador de Espantos (Rubem Alves) sem o viés de alfabetizar e letrar no mundo, para o mundo e em muitas linguagens.

Enfim, multiletrar nada mais é que, ir à busca de criar novos contextos para a aprendizagem da leitura e da escrita, que valorizem o sentido das práticas culturais, bem como os interesses, as linguagens e as culturas da infância e juventude. Queremos cada vez mais ser um espaço pedagógico que sabe ler, interpretar e significar as linguagens dos saberes, quais sejam, a brincadeira, a arte, a poesia, a música, a dança, o desenho, as interações, a fantasia, o movimento, as histórias, a imaginação, o sonho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N
Monte Cristo
Florianópolis – SC


  (48) 3244.7497

  comunicacao@cedep-floripa.org.br

  www.facebook.com/cedep