Da Caderneta Social CEDEP ao Cocreation Lab: Iniciativas que fortalecem o empreendedorismo no Monte Cristo

Da Caderneta Social CEDEP ao Cocreation Lab:

 

Iniciativas que fortalecem o empreendedorismo no Monte Cristo

Quem anda pelo Monte Cristo se depara com diferentes ações de empreendedorismo local idealizadas pelos próprios moradores do bairro. São mercearias, salões de beleza, pequenas lojas, lanchonetes, barbearias e estúdios de tatuagem que transformam o bairro em uma região de grande potencial empreendedor. Além do comércio local, a comunidade ainda empreende com uma gama de produtos feitos em casa e sob encomenda, como pães, doces e artesanatos, e serviços com atendimento a domicílio, como diaristas, pintores e pedreiros.

Neste tempo de pandemia e paralisação das atividades presenciais, o CEDEP ampliou ainda mais os atendimentos em perspectiva de desenvolvimento do território, principalmente em função das necessidades e demandas que surgiram em consequência do isolamento social. Diversas ações e atendimentos aconteceram nesse período aproximando moradores do bairro e o CEDEP, desde orientações sobre os auxílios oferecidos pelo Estado, até entregas de cestas básicas e cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Caderneta Social CEDEP

A Caderneta Social CEDEP é umadessas iniciativas que deixaram o CEDEP ainda mais próximo do território. A ação que acontece em parceria com Itaú Socialgarante a alimentação e produtos de higiene e limpeza para 300 famíliase,ao mesmo tempo, desenvolve a comunidade fortalecendo 6 pequenos comércios locais não só com investimentos, mas também assessorias individuais e consultorias coletivas. O projeto assegura parafamílias cadastradas no CEDEP e aprovadas na etapa de análise socioeconômica, um saldo mensal de R$ 200,00por três meses, e a possibilidade de realizar as compras em mercearias do bairro,priorizando a autonomia e o protagonismo da família na escolha dos produtos, gestão do recurso e relação com o comerciante local.

Os comerciantes que participam do projeto recebem o valor de investimento das compras referentes a 50 famílias em um montante mensal e, acompanhados pelo Sebrae, realizam mudanças, investimentos e ajustes nos preços, se organizam para o aumento da demanda de atendimentos e ainda aprendem sobre investimentos, administração e organização de estoque. O consultor Mateus Bernadini, funcionário do Sebrae e administrador de negócios, é um dos grandes parceiros de atuação do projeto e o responsável por mais de 15 assessorias ofertadas ao grupo de comerciantes.

Para Deise Sá, comerciante da região e responsável pelo Mercado Vieira que participou do projeto, a experiência das assessorias com Mateus geraram crescimento e aprendizagem, quando diz que “a gente aprendeu tudo sobre fluxo de caixa, teve um curso mais pra área administrativa, gestão financeira, que a gente não tem acesso, é uma coisa que não é acessível pra gente, e foi muito importante porque a gente aprendeu a organizar a parte administrativa do mercado” registra a dificuldade de acesso da comunidade a oportunidades que visem o crescimento econômico do território.

A parceria formalizada entre CEDEP e Sebrae, e financiada pelo Itaú Social, trouxe resultados imensuráveis para a comunidade, a organização e os parceiros envolvidos. Idealizada entre os gestores Maria Marlene, do CEDEP e Wanderley Andrade, do Sebrae, viabilizou um atendimento especializado e técnico para os comerciantes locais, desenvolvendo a comunidade e a criação de uma rede de mútua ajuda entre os microempreendedores do setor comercial do Monte Cristo. É consenso entre as organizações parceiras que o fortalecimento da economia local investe na ideia de que a renda gerada na comunidade permaneça circulando no próprio bairro, incentivando novos negócios e fortalecendo os laços comerciais entre os moradores do território.

A chegada do CoCreationLab

A parceria de sucesso entre o CEDEP e Sebrae trouxe tantos resultados positivos que ganhou uma sequência, o projeto Cocreation Lab Monte Cristo. No contexto de mobilizar ainda mais ações de empreendedorismo na comunidade, o CEDEP receberá o primeiro laboratório de inovação, criatividade e empreendedorismo acontecendo em uma comunidade. Uma ação consequente da promissora parceria e que vislumbra ainda mais o desenvolvimento do Monte Cristo numa perspectiva de empreendedorismo, geração de renda e oportunidades de trabalho digno.

O Cocreation Lab Monte Cristo, que acontece também em parceria com a UFSC – na pessoa do Professor Luiz Salomão Ribas Gomez é um projeto que selecionará 15 ideias de negócio que já existem ou ainda estão no papel, para se materializarem e se tornarem economicamente viáveis. Os moradores do Monte Cristo interessados em participar, inscrevem sua ideia e, se selecionados, recebem mentoria, aulas, acompanhamento, subsídios técnicos e orientações em como alcançar metas e objetivos.

Qualquer ideia de negócio pode se inscrever, ser analisada, entrevistada e selecionada. Pequenos negócios individuais como a produção de alimentos e artesanatos sob encomenda, desenvolvimento de aplicativos ou até mesmo as mercearias do bairro que participaram da Caderneta Social CEDEP. É uma oportunidade não só para que moradores do Monte Cristo se tornem donos do próprio negócio e gerem sua própria renda, mas também uma atuação sólida que amplia os serviços que são ofertados na própria comunidade, fazendo com que mais dinheiro possa circular na região. “Estamos encantados de pensar o empreendedorismo local, de pensar o desenvolvimento territorial, de pensar novas ideias, de inovação aqui pro território, que tranformem o território e a comunidade. Ideias que viabilizem novas práticas, gerem novos empregos, viabilizem a geração de renda” diz o educador Cayo Louran.

Em outubro, ao fim de três meses de projeto, a caderneta social CEDEP fortaleceu laços entre moradores e comerciantes e ainda injetou mais recurso na economia local do bairro. Impulsionando e dando suporte para as famílias e para os pequenos comércios, que sofreram com os impactos gerados pela pandemia.

Com o Cocreation Lab, empreendedores do Monte Cristo terão a oportunidade de receber suporte e apoio para tirar suas ideias do papel. As ideias selecionadas passarão por workshops, orientações, avaliações e outras atividades voltadas para o desenvolvimento das suas empresas por uma equipe de profissionais da UFSC e do SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Frei Fabiano de Cristo, S/N
Monte Cristo
Florianópolis – SC


  (48) 3244.7497

  comunicacao@cedep-floripa.org.br

  www.facebook.com/cedep